LIV – Inteligência Emocional

Inteligência emocional traz ganhos expressivos na convivência dos alunos

Redução de conflitos, ocorrências e agitação em sala de aula evidenciam resultados do resgate da educação emocional

Os alunos do 6º ao 9º ano participam das atividades curriculares do LIV – Laboratório de Inteligência de Vida. O objetivo é desenvolver habilidades de relacionamento e de resolução de conflitos.

“O avanço do digital fez com que os vínculos de proximidade fossem se perdendo e as habilidades como entender o outro e resolver problemas por meio do diálogo não fossem experimentadas, o que acaba sendo a origem de muitos conflitos entre os adolescentes”, Carla Bottacin, coordenadora pedagógica.

Durante as aulas de LIV, os alunos assistem a séries protagonizadas por adolescentes com conflitos do cotidiano próprios da idade. Com episódios que vão ajudá-los a externarem sentimentos e a buscarem soluções em conjunto. Tudo isso contribui para que se sintam mais seguros e desenvolvam autoconfiança no processo de amadurecimento.

Nas dinâmicas em sala de aula durante o LIV, os alunos falam o que pensam sobre suas relações com o outro, expõem pontos de vista e debatem as situações mediante uma metodologia que conduz a sala a reavaliar a sua forma de ver o mundo e de se posicionar nele.

“Eles conseguem sentir o que o outro sente, entender e reavaliar a sua conduta e o comportamento do grupo, e assim construir vivências importantes para as situações diversas que encontrarão pelo mundo”, Alessandra Martins Antunes, teacher do LIV.

Habilidades do LIV

Entre as habilidades trabalhadas estão:

Criatividade (ideias, áreas do conhecimento e inovação),
Colaboração (ouvir, desenvolver empatia e propor soluções),
Comunicação (construir mensagens, sintetizar ideias e motivar),
Proatividade (agir, refletir e dar o primeiro passo),
Pensamento Crítico (explorar, investigar e pensar) e
Perseverança (objetivos, planejamento e oportunidades).

Menu